A Rua Santos Dumont, em Herval d’ Oeste, mudou muito com o
passar dos anos. O que era estrada, passou a ser calçamento e depois se
transformou em asfalto. Prédios surgiram, casas foram demolidas, mas algo
permaneceu: a empresa Vendramini e Cia, há pelo menos 70 anos segue ali, no
mesmo endereço, prestando serviços com qualidade e comprometimento com o
cliente.
Tudo começou com o Sr. Orlando Vendramini, em meados de 1948 trabalhando com a ferragem de animais, conserto de carroças e implementos agrícolas na comunidade de Rancho Queimado, interior de Herval d’ Oeste. Tempo depois, veio a mudança para o local onde a empresa está até hoje, onde registraram CNPJ e estão há 53 anos, ou seja, são mais de 70 anos de serviços prestados. Nesta trajetória, irmãos, filhos e a esposa de seu Orlando estiveram presentes. Algumas mudanças aconteceram, a empresa passou a trabalhar com esquadrias em ferro, depois alumínio e também a linha de vidro temperado. Hoje quem está no comando da empresa é o neto de seu Orlando, o Marcelo e a esposa dele, Luciana.
“O forte da empresa sempre foi a fábrica de esquadrias e aberturas em ferro. Muitas igrejas e salões de comunidades aqui da região têm até hoje portas e janelas fabricadas por nós, ainda lá na época que meus tios e meu pai tocavam a empresa com meu pai. Aliás, esses dias levei a Luciana até Abdon Batista em uma capela e fiz questão de mostrar que as janelas que produzimos ainda estavam lá instaladas” contou Marcelo.
Além de Marcelo e Luciana, que trabalham ligados à parte administrativa, a empresa tem mais seis colaboradores. Para Marcelo a trajetória é vista com orgulho e é com muito amor pelo trabalho que as dificuldades são vencidas.
“Encontramos algumas dificuldades no que diz respeito à concorrência desleal. Enquanto trabalhamos com tudo legalizado, certo com impostos e obrigações da lei, muitos concorrentes trabalham ‘por fora’ e acabam tendo lucro maior. Porém mesmo assim, não nos abalamos, afinal, nada paga a satisfação de saber que trabalhamos de forma correta e com respeito ao nosso cliente entregando nosso trabalho com qualidade” comentou Marcelo.
E, é justamente, a responsabilidade e comprometimento, que Marcelo elenca como sendo os diferenciais da empresa.
“Além do material e serviço de qualidade também oferecemos
garantia e assistência pós-venda, coisa que muitos concorrentes não fazem.
Várias vezes somos chamados por clientes que pedem consertos em trabalhos que
foram mal executados por outras empresas” afirmou.
Marcelo e Luciana ressaltaram também que a empresa busca ajudar a comunidade em que está inserida e isso se dá pela atuação deles em trabalhos voluntários junto à coordenação da Capela do Bairro São Vicente em Herval d’ Oeste e na Paróquia Senhor Bom Jesus, bem como atuando na Pastoral Familiar.
Sobre os desafios eles ressaltaram que a grande preocupação no momento ainda é a pandemia do Coronavírus pelo impacto causado na economia e que tem exigido muito jogo de cintura por parte de todos os empresários. Quanto ao futuro, poder continuar prestando serviços de qualidade, mantendo a tradição da família é o principal desejo.
“Como em tudo na vida passamos por altos e baixos, mas o pensamento positivo e a dedicação diária ajudam a superar as adversidades. Desejamos que a pandemia acabe e a economia retome de modo que possamos continuar atuantes ainda por muitos anos, garantindo o sustento de nossa família, das famílias de nossos colaboradores e também para que possamos seguir dando nossa contribuição para a comunidade com nosso trabalho voluntário”, finalizou Luciana.|